Usiminas

O que você deseja fazer?


Transparência e imparcialidade

A ferramenta funciona com base nos princípios da transparência e imparcialidade. Quem usa o Canal Aberto tem a sua identidade preservada e as informações recebidas são tratadas com sigilo. Você pode registrar uma denúncia pelo formulário online (clique aqui e confira o fluxo da informação aberta por este meio). Ou se preferir efetuar este processo por telefone ligue gratuitamente para 0800-276 2011. Aguarde na linha para receber as instruções e descreva a denúncia de forma objetiva - você terá 2 minutos para deixar sua mensagem.


O que é o Canal Aberto?
É um meio adequado e anônimo para a comunicação de denúncias que possam revelar atos de fraude, corrupção, suborno, assédio, etc no âmbito das empresas Usiminas.
O que pode ser denunciado por meio do Canal Aberto?
Atos de fraude, corrupção, suborno, assédio, furto, etc, e outras práticas em desacordo com os princípios de ética estabelecidos no Código de Código de Conduta da Usiminas.
Quem pode utilizar a ferramenta?
Ele pode ser utilizado pelos públicos com os quais a companhia de relaciona – empregados, administradores, clientes, fornecedores, investidores, poder público, comunidade, imprensa e outros setores da sociedade civil organizada.
Há limites no número de denúncias por pessoas?
Não haverá limite no número de denúncias que uma pessoa poderá enviar. Mas é importante que elas estejam de acordo com o propósito do Canal Aberto.
É possível fazer denúncias anônimas
Sim. O anonimato do autor será garantido, a não ser que o mesmo opte por se identificar.
Quem será responsável pelo gerenciamento das denúncias?
As denúncias são encaminhadas à Auditoria, que determinará a metodologia de apuração de acordo com a complexidade da questão e apresentará um retorno do resultado da apuração.
Em quais meios os usuários poderão efetuar denúncias?
As denúncias podem ser registradas no link canalaberto.usiminas.com, disponível na intranet e no site da Usiminas, ou pelo telefone 0800-276 2011.
Será possível acompanhar o andamento da apuração da denúncia?
Sim. Este acompanhamento é possível para aqueles que registraram a denúncia no formulário online ou através do 0800-276 2011. O usuário recebe uma senha exclusiva, que deverá ser utilizada sempre que quiser acompanhar a apuração através do endereço canalaberto.usiminas.com.O resultado pode ser qualificado como "Em apuração", quando a denúncia ainda estiver em análise, "Concluída", já com o retorno de como a denúncia foi tratada, ou "Desqualificada", quando a conclusão aponta para uma informação que não condiz com a verdade ou que não atende ao propósito do Canal Aberto.
Quanto tempo pode demorar para que uma denúncia seja apurada?
Cada denúncia tem uma exigência ou um esforço de apuração particular. Portanto, não há um prazo definido para a apuração. Pretendem-se apurações rápidas, com eventuais reportes intermediários ao usuários.
Quais critérios definem uma denúncia desqualificada?
Uma denúncia poderá ser confirmada apenas após sua apuração. Porém, denúncias sem a mensagem informada ou com objetivos fora do propósito estabelecido pelo Canal Aberto serão consideradas desqualificadas pela Auditoria.
Há alguma punição para quem fizer denúncias?
Não. O objetivo do Canal Aberto é facilitar a identificação de irregularidades que possam existir na Usiminas, que estão em desacordo com o Código de Conduta da empresa. O usuário não é obrigado a se identificar.
Para denúncias feitas pela intranet, em que o empregado tem sua própria chave de acesso, como garantir o sigilo da identidade?
As informações do empregado, mantidas em sua sessão de usuário na rede, não serão gravadas no sistema desenvolvido especificamente para este Canal. Esse sistema segue todos os preceitos de Segurança da Informação adotados pela Usiminas e garante, também, o anonimato para as pessoas que usam o Canal Aberto, mesmo via Intranet.
Dependendo da gravidade da denúncia a identidade do denunciante pode ser revelada?
As denúncias abertas como anônimas permanecerão com o sigilo das informações do usuário. Caso o denunciante tenha se identificado no momento do envio da denúncia e o processo de apuração necessite de levantamento de mais detalhes, o denunciante poderá ser envolvido, caso ele concorde em ajudar na apuração dos fatos.